Chiquinha do Chaves [Você não vai acreditar como está hoje!]

como está Chiquinha do chaves

A atriz Maria Antonieta [Chiquinha do Chaves] de Las Nieves, é uma famosa artista mexicana que alcançou o auge da sua carreira interpretando a personagem Chiquinha do seriado Chaves. Ela hoje se encontra com 71 anos e a sua aparência assusta muitas pessoas que não imaginam como ela está. Neste artigo você vai conferir um pouco mais sobre a história dessa fabulosa artista  além de descobrir como ela está hoje em dia poderá surpreender os seus amigos e familiares que são fãs de Chaves.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Carreira Chiquinha do Chaves

Nascida em 22 de Dezembro de 1950 a atriz, tem uma carreira de grande papéis no México, tendo atuado em filmes, seriados, programas de televisão entre outras atrações.

Maria iniciou sua carreira artística aos 11 anos, realizou o seu primeiro trabalho na novela La Leona, já como protagonista. Em 1963 recebeu o prêmio de atriz infantil. Dois anos depois, recebeu novamente o mesmo prêmio.

Em 1968 integrou o elenco da série ”Chespirito”, onde permaneceu até outubro de 1973, quando se afastou das gravações devido à sua gravidez. Ela se casou em 9 de julho de 1971 com o locutor e produtor de televisão Gabriel Fernández, com quem teve um filho: Gabriel. Fernández também teve uma filha, Verônica, fruto de seu primeiro casamento; e Verônica tornou-se enteada de Maria. Maria e Gabriel foram casados por 48 anos, até a morte dele em 2019.

Em 1974, foi contratada pela TV Azteca para apresentar o programa Pampa Pipiltzin junto com Julio Lucena, que era exibido de segunda a sexta.

Em março de 1975, voltou a gravar “El Chavo del Ocho” até julho/agosto de 1992, e no seriado Chespirito, ficou de 1980 até 1994, um ano antes de se encerrarem definitivamente as gravações.

Na série Chespirito atuou com as personagens: Chiquinha em Chaves, Dona Neves, em Chaves e também no Doutor Chapatin.

Também fez a Vizinha em alguns episódios de Pancada Bonaparte, (Também série de Chespirito) e a personagem “Maruja” em Chaveco.

Em 1994, passou a fazer a série Aquí está la Chilindrina, com apenas 20 episódios que foram reprisados em 5 anos. No mesmo ano, ela também fez um filme como Chiquinha, chamado La Chilindrina en Apuros.

Roberto Gómez Bolaños inicialmente deu autorização para ela usar a Chiquinha, mas depois tentou impedir que o programa dela fosse ao ar e também não permitiu que Maria fizesse uma continuação do filme.

Isso teria acontecido porque Bolaños não queria que os atores usassem os personagens de Chaves em projetos televisivos após o fim do programa. Maria então decidiu registrar a personagem em seu nome para poder usar a Chiquinha sem nenhum impedimento de Bolaños.

Ela iria mudar o nome da personagem para “La Chilis”, assim conseguindo os direitos devidos para se apresentar como a personagem, pois Bolaños tinha somente os direitos autorais do nome “Chiquinha”.

Mas, quando chegou no Instituto Nacional de Direitos do Autor para fazer o registro, Maria descobriu que a Chiquinha estava há 10 anos sem ter seu registro renovado por Bolaños.

Ela então fez um novo registro, colocando a Chiquinha, com o mesmo nome do seriado, no nome dela – o que rendeu a Maria um processo judicial movido por Roberto Gómez Bolaños, o qual afirmava ser o detentor dos direitos autorais de “Chiquinha”.

Bolaños também acusou Maria de ter feito o registro sem falar com ele antes. Maria acabou obtendo os direitos autorais da personagem na Justiça.

Maria alegou que ela poderia sim registrar a Chiquinha do Chaves e seguir fazendo uso dela porque no México os personagens devem ser registrados a cada 5 anos, sendo que há 10 anos a sua personagem não havia sido registrada por Bolaños.

Alegou que Bolaños só teria criado o nome da personagem, enquanto toda a caracterização foi feita por Maria e ela mesma passou a interpretar a Chiquinha durante anos – o que a tornaria criadora da personagem.

Disse que não falou com Bolaños antes de fazer o registro, porque era difícil falar com ele e ele nunca permitiria que ela usasse a Chiquinha.

No ano de 2002, a María sofreu um infarto com toda essa história, conseguindo se recuperar.

Alguns anos depois, em visita a Miami, Maria encontrou Bolaños por pura coincidência, correndo para lhe dar um abraço. O próprio lhe correspondeu com alegria e educação. Ela o questionou “Por que Chespirito? Por que se nos gostamos tanto temos que passar por tudo isso?” e ele culpou a imprensa. Na ocasião, eles combinaram de se encontrar no México, o que não ocorreu.

Quantos anos tem a Chiquinha do chaves

E hoje a atriz com 71 anos de idade se encontra muito bem dando um exemplo de qualidade de vida como você pode conferir na foto abaixo.

Chiquinha do Chaves

Gostou deste conteúdo, quer mais curiosidades como estas aqui no site: Então compartilhe esse artigo para que possamos produzir mais conteúdos como estes.

Fonte de pesquisa – Wikipédia e fotografias da internet.