Copa do Brasil garante Tríplice Coroa e Atlético se iguala ao Cruzeiro

atlético mg

Com a vitória do Atlético Mineiro sobre o Athletico Paranaense, nesta quarta-feira, 15, e a conquista da Copa do Brasil, o Galo alcançou um reconhecimento que antes apenas o Cruzeiro havia conquistado no país. A Tríplice Coroa Nacional.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Mas afinal o que é tríplice Coroa?

O termo Tríplice Coroa surgiu na Europa, para descrever um clube que foi capaz de vencer o campeonato nacional, a copa nacional e a copa continental na mesma temporada. Mas no Brasil houve uma mudança nessa concepção, principalmente por termos aqui outros campeonatos como os estaduais, por exemplo.

De acordo com, o levantamento do site UOL, oito clubes brasileiros já teriam conquistado esse patamar de diversas formas, um exemplo seria o Flamengo de 2019 que venceu o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores da América.

Galo e Raposa na mesma prateleira

Um dos títulos mais comentados ao longo da última década no Brasil é a Tríplice Coroa conquistada pelo Cruzeiro em 2003, com um time mágico que tinha em seu elenco jogadores expressivos como o atacante Alex e que era comandado por Wanderley Luxemburgo. Após conquistar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, a Raposa trouxe a tona essa expressão colocando inclusive uma coroa acima do seu escudo, tornando ainda mais forte o discurso da importância dessa conquista.

Nos últimos anos o seu adversário, Atlético, vinha em um movimento de cautela nas competições nacionais, porém após a chegada de um grande investidor o clube pode em 2021 ter um elenco de peso para fazer frente em todas as competições que participou. E o resultado foi um futebol vistoso, de muita qualidade e que trouxe a conquista que até então apenas o seu adversário havia alcançado, em um ano que o Cruzeiro somente conseguiu garantir a sua permanência na Série B do Campeonato Nacional.